PS defende participação da população

Existe defender algo e existe dizer que se defende algo.

O PS (também) no Seixal apoia e defende a participação popular.

Acreditamos que juntos somos mais fortes e que é do diálogo, do debate e da discussão que surgem as melhores soluções. 
Dessa forma não poderia ser diferente a nossa posição de apoio a medidas de que a população do Seixal ainda não beneficia como a criação do Conselho Municipal da Juventude ou a adoção do Orçamento Participativo.

Do que é feito, ficam algumas questões, vejamos: a maioria CDU gosta de apresentar os encontros do Fórum Seixal como iniciativas para a participação popular – é assim de facto? A verdade é que o modelo do Fórum Seixal se assemelha mais ao de sessões de esclarecimento do que ao de fóruns de debate ou discussão – em alguns temas será adequado (como eventos de apresentação de iniciativas à população), mas participar para ser esclarecido não é o mesmo de participar para intervir, apresentar ideias e projetos; ou até (e como acontece no Orçamento Participativo) para se apresentarem projetos de iniciativa de membros da população que são sujeitos a votação e que (ganhando) chegam a ser concretizados.
Adicionalmente, temos que os agendamentos dos encontros do Fórum Seixal serão discutíveis, porque, verifica-se que normalmente são realizados em horários que não incentivam a participação popular – por exemplo, considerando que existe um significativo número de habitantes do concelho que trabalha em Lisboa e arredores, faz sentido agendar eventos para as 17h30/18h?
É suposto que estas pessoas se sintam incentivadas em participar?

Nesse âmbito venho partilhar a moção que apresentei, pela bancada do PS na 2ª SO de 2016, realizada em 18 de Abril:




Tendo sido esta moção chumbada com:

   - Votos a favor: PS, BE, PSD e CDS

   - Votos contra: CDU

Não obstante será de realçar que apesar do voto contra da bancada da CDU, os dois últimos encontros do Fórum Seixal já foram realizados em horários que achamos mais adequados (pelas 21h a dia 6 e a dia 15 de Junho). 



Ficamos pois a aguardar… pelos novos agendamentos; 
e, pela adoção do Orçamento Participativo 
e pela criação do Conselho Municipal da Juventude!   

Porque de facto; a participação da população é importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário