Defender, de facto, a Escola Pública - Cantinas Escolares


Se as férias escolares ainda decorrem, o mês de Setembro é naturalmente marcado pelo regresso ás aulas de inúmeros estudantes por todo o concelho.

Ora porque por um lado, mais do que um "slogan bonito" de campanha, a Escola Pública deve ser vista como algo a defender e a valorizar, e por outro porque o trabalho da autarquia, no apoio logístico e de manutenção ás diferentes infraestruturas pelas quais é responsável deve ser constante; tive a oportunidade de, na última sessão da Assembleia Municipal do Seixal, apresentar pela bancada do PS uma moção denominada: “Por umas cantinas escolares em plenas condições”

Esta moção, como o nome indica, incidia sobre o controlo de qualidade das cantinas escolares da responsabilidade da autarquia, e surge na decorrência dos resultados obtidos no âmbito do programa PACE C.

Não sendo muito divulgado, posso referir que a sigla PACE C designa Plano de Controlo ás Cantinas Escolares, englobando um conjunto de vistorias anuais a conjuntos-amostra de cantinas escolares da responsabilidade das Autarquias, por concelho. Também no Seixal estas vistorias se fazem.

Para uma melhor perceção da realidade faço então o convite à leitura da moção (páginas 1 e 2 do documento abaixo), bem como do requerimento e respetiva resposta, que estão na origem da referida moção (páginas seguintes do ficheiro):


A moção foi apresentada e chumbada, na 3ª Sessão Extraordinária de 2015 da Assembleia Municipal do Seixal, com:
  • Votos a favor: PS, PSD, CDS
  • Abstenção: BE
  • Votos contra: CDU 

Dada a informação anterior penso que alongar-me seria desajustado (estaria apenas a repetir os dados), contudo, penso que falar da recorrente falta de pontos adequados para o abastecimento de água quente, ou de equipamentos com problemas e a congelar acima das temperaturas adequadas, bem como a existência de inúmeras reincidências de diferente ordem (e apenas no universo analisado), revelam alguma falta de cuidado e preocupação da autarquia na manutenção e apoio prestado... 

Vejamos, não estamos a falar de uma escola nova! O investimento necessário para estes pontos é certamente menos avultado, mas também necessário!

Já o referia no passado… são opções...

Sem comentários:

Enviar um comentário