Transmissão das Sessões das Assembleias e Reuniões de Câmara


Qual a importância da informação para uma escolha?
Qual a linha que separa a informação da propaganda?
Qual (ou quanta) deve ser a preocupação de um órgão autárquico em divulgar a sua atividade?


Bem, a resposta à 1ª questão parece-me óbvia – informação errada pode levar a más escolhas, quanto à resposta à 2ª e 3ª questões serão sempre alvo de discussão, porém a falta de informação tem um efeito diferente, mas também potencia más escolhas.

Sendo que como sou autarca serei especialmente sensível a questões relacionadas com esta temática; confesso que sou pessoalmente fã da opção pela gravação e retransmissão (ou transmissão em direto) das diferentes Sessões de Assembleias e Reuniões de Câmara. E por 2 razões:
  • antes de mais porque o que acontece, acontece de facto; acontece exatamente da forma como aconteceu e não de outra forma qualquer. A verdade é que voluntaria ou involuntariamente qualquer tentativa (mesmo que bem intencionada) de relato de acontecimentos acaba inevitavelmente por redundar em alguma (ou muita) inexatidão. É mais simples e mais exato (re)transmitir um evento;
  • a segunda razão é simplesmente porque é mais confortável para quem pretende assistir a uma sessão de uma Assembleia (seja essa transmissão em direto ou em diferido) faze-lo remotamente, sem a preocupação de se deslocar a qualquer lugar.


Ora, porque há de facto constrangimentos de ordem técnica e logística vale a pena avaliar a capacidade da autarquia em fazer algo deste género, e para contextualizar vou socorrer me de 2 detalhes na documentação distribuída aos membros da Assembleia Municipal do Seixal, pela 1ªSO de 2015 (em Fevereiro de 2015). 

Assim (e lembrando que são citações parciais da documentação) recordava:

destaque:"...adaptação para o circuito interno de TV..."

E também
 
destaque:"...A transmissão em directo através da internet foi um sucesso..."


Podemos portanto verificar que já se faz edição de imagens em vídeo para transmissão em circuito TV (embora interno); e já se fazem transmissões através da Internet.

Ou seja, a Câmara Municipal do Seixal (CMS) já usufrui de serviços que permitiriam por em prática a medida.
Assim (e a resposta torna clara a intenção se a ideia é mesmo informar), porque não assegura a CMS a transmissão das reuniões de Câmara e das Sessões da Assembleia Municipal? 

Sem comentários:

Enviar um comentário