Contra a desresponsabilização de quem (é) de direito(a)



Em Portugal vivemos numa democracia, numa república; ora, naturalmente temos leis, temos regras e, entre as diferentes regras e leis existe também uma magna lei, ou se dito de outra forma uma magna carta - a da constituição portuguesa.
Qualquer candidato ou partido que se apresenta a eleições conhece a relação obrigatória entre qualquer lei que se faça e a constituição portuguesa – a segunda é soberana e tem de ser respeitada. Para alterar a constituição, dizem as regras, é necessária uma maioria de 2/3 no parlamento (independentemente da matéria em questão).
É responsabilidade do governo também (ou deve ser também) respeitar esta regra.  

Tendo conhecimento desta premissa, ter o governo português a queixar-se de chumbos do tribunal constitucional é, no mínimo, estranho; é que a falta de capacidade para governar sem respeitar a constituição é razão é para a demissão do governo; e aqui nem tem a ver com as medidas em si, mas com a constatação do óbvio - é que estão a tomar medidas que, por questões legais, não podem ser tomadas (se o "plano" é esse... então tem de se mudar o "plano", se não for de outra forma, e este posicionamento não adivinha nada de bom, mude-se o governo).
Da mesma forma, usar os chumbos do tribunal constitucional como desculpa face ao anunciar do falhanço em alcançar as metas definidas parece me desonesto, é que foi com esta constituição que os actuais governantes foram eleitos e não há agendamento previsto para qualquer revisão à mesma, quer dizer, em termos de previsões... é mais ou menos como dizer que entre Janeiro e  Fevereiro de determinado ano vão chover notas de 500 euros e "acumulando o que estiver no telhado", vamos usar o dinheiro para pagar as contas - simplesmente não vai (ou não é provável que vá) acontecer...

Recordava esta notícia (mais precisamente o 1º parágrafo) do líder de um dos partidos que suporta o governo:

Então o governo tem propostas e toma medidas inconstitucionais (e portanto ilegais); e por uma razão que nem se percebe, a culpa é do tribunal constitucional?


Não é novidade, precisamos é de um novo governo... 

Sem comentários:

Enviar um comentário