Acerca da privatização dos CTT





A foto acima é do envelope de uma carta que muitos de nós fomos recebendo em sequência da privatização dos CTT (com entrada hoje em bolsa); pessoalmente, confesso, num processo que me deixa algum desânimo.

Todo este processo, no meu entender, assenta sobre 2 erros claros:

Por um lado trata se da privatização de uma espécie de monopólio (criado artificialmente, mas ainda assim um monopólio); a verdade é que simplesmente não é previsível a entrada no mercado de um concorrente direto com capacidade de oferecer serviços semelhantes... Convenhamos, não há muitas entidades com a disponibilidade de ter lojas/estações pelas diferentes localidades a oferecer serviços como o levantamento de reformas ou pagamento de contas

Por outro lado, este caso assume-se como um exemplo do que me parece ser o paradigma errado nas privatizações em Portugal: o cerne da preocupação que deveria ser para aqueles a quem é prestado o serviço, recai não nestes, mas sim em quem faz o investimento.
Olhando a atividade mais recente da empresa vemos o promover de uma redução na qualidade de serviço – encerramento de estações, com vista a aumentar o lucro, promovendo o negócio aos olhos de potenciais investidores… mas isto não deveria ser ao contrário?

Quer dizer, não se deveria sim ter a preocupação em contratualizar a obrigação de garantir a qualidade do serviço prestado?

Compreendo que o memorando da Troika obriga a ceder em alguns pontos, em processo negocial são poucas as vitórias absolutas e a situação do país (diria que aliada à visão menos flexível de alguns) obrigou a que se recorresse a ajuda externa; contudo em termos de implementação há que aproveitar (a pouca) margem que se tenha, e tal parece me não foi de todo feito.


Para variar, que tal olhar para a parte fraca?  

Tomada de Posse - Ass. Municipal 2013-2017



Esta 6ªfeira dia 18 de Outubro decorreu a tomada de posse da Assembleia e Câmara Municipal do Seixal, em que, como novo eleito, fui também eu empossado – relembro que decorreram ainda nos dias 16 e 17 as tomadas de posse das Assembleias de Freguesia de Amora e Corroios, estando marcadas para os próximos dias as tomadas de posse das Assembleias de Freguesia de Fernão Ferro e da União de Freguesias de Arrentela, Paio Pires e Seixal.

Esta(s) tomada(s) de posse sinalizam para os eleitos um incremento (ou manutenção) de responsabilidade, um motivo de orgulho, um privilégio e o anunciar de um conjunto de desafios que é aliciante e desafiante num mandato de 4 anos em que iremos servir a população do Concelho do Seixal, e das suas Freguesias.
Digo uma responsabilidade, porque o mandato atribuído resulta da confiança da população no nosso partido e individualmente em cada um de nós enquanto membros de um conjunto mais vasto denominado Partido Socialista; resulta também da confiança e do trabalho de militantes e simpatizantes do PS e da JS, mas também dos independentes que trabalharam ou trabalham connosco.
Digo um orgulho, porque (e àquilo que referi anteriormente acrescento) o PS no Seixal apesar de não ter ainda conquistado nenhuma freguesia ou maioria em órgão municipal, foi servido no passado por excelentes autarcas, homens e mulheres de trabalho que sempre deram o seu melhor e cujo legado espero honrar.
Digo um privilégio, porque “o poder” deve ser usado para servir a população, e apesar de não sermos nós a maioria que rege o município, o PS sempre pugnou e continuará a pugnar pela defesa intransigente da população do concelho e dos seus interesses.
Digo que marca o início de um conjunto de desafios, porque o trabalho autárquico é exactamente isso: trabalho; sobretudo na definição de alternativas num leque de preocupações que vai desde o passivo camarário até ao mau prestar de alguns serviços, e à falta/inadequação de alguns dos meios ao dispor dos trabalhadores da Câmara - algo aliás visível em algumas situações que vão sendo divulgadas.

O país atravessa um período difícil, mas não é só a nível do governo que é possível agir. O PS, também no Concelho do Seixal, sempre esteve, está e estará ao serviço da população, ouvindo e tentando responder aos seus anseios e preocupações, ás suas necessidades e reivindicações. Estaremos sempre ao vosso serviço

Sempre convosco
com determinação

Luís Pedro Gonçalves

Cresce Sonho Azul - programa PARES

Em vésperas de eleições estamos já habituados a operações de charme da parte dos diferentes executivos… ora ainda assim há casos que acabam sim por, quando devidamente analisados, serem exemplos claros de má gestão (e no Seixal acontecem com bastante frequência).
Aqui não pude deixar de assinalar… fica a divulgação de mais uma denúncia, pelo facebook oficial do candidato do PS à C.M.Seixal:

CPC PS Seixal contra o encerramento de loja/estação dos CTT em Amora



A CPC do PS Seixal tomou posição relativamente ao (planeado) encerramento da estação/loja dos CTT em Amora:


(...)
A Comissão Politica Concelhia do PS no Seixal delibera:
- Exigir a manutenção das 2 estações/lojas dos CTT na freguesia de Amora, discordando do fecho de uma delas;
- Exigir a abertura de uma terceira estação/loja dos CTT na freguesia, mais concretamente emBelverde, reafirmando assim uma já antiga reinvindicação dos seus autarcas;
- Mostrar a sua solidariedade a todos os utentes da estação/loja dos CTT de Amora cujo fechofoi anunciado; bem como a todos os autarcas e cidadãos que justamente reinvidicam amanutenção das 2 estações/lojas dos CTT na freguesia de Amora;
- Mostrar a sua preocupação face à falta de sensibilidade dos responsaveis que projetaram ofecho da estação/loja dos CTT anteriormente referida
(...)

Consulte o texto integral
- no blog do candidato à Câmara Municipal do Seixal
- em formato pdf