Hoje em dia já se vai tendo como adquirido que teremos uma mudança de paradigma no que toca ás fontes energéticas que usamos, e o aproveitamento das energias renováveis, nomeadamente a solar, adivinha-se como um bom investimento seja por questões ambientais, seja pela vertente económica.
Aqui, na minha opinião o sector público, pode ter uma importância relevante, na vertente do consumo, mas também da produção, desde logo assegurando a instalação de painéis solares nos edifícios públicos. E aqui naturalmente também as Câmaras Municipais podem (e no meu entender devem) trabalhar nesse sentido – algo que no Seixal ainda não acontece.
Para além do que é público, e no que respeita à politica local, temos ainda que o alcance da medida potencialmente poderia ser maior… É que aos edifícios camarários (que já são alguns), facilmente se poderiam juntar os edifícios do movimento associativo (muitos deles municipais, e outros, apesar de serem dos clubes, são mantidos em boa medida via Câmara Municipal, dada a incapacidade financeira das associações), pelo que o processo facilmente se agilizaria, e não vejo nenhuma associação a opor-se a uma eventual iniciativa da câmara neste sentido - bem entendido, dadas as limitações financeiras das associações, sendo a Câmara a suportar os custos.
Por isso mesmo recordava aqui a moção que apresentei pelos eleitos do PS na Assembleia Municipal do Seixal, nesse sentido:
Sendo de referir que a moção foi aprovada com:
- Votos a favor: PS, PSD, BE, CDS, PAN e Sr. Presidente da Junta de Fernão Ferro;
- Votos contra: CDU ;
- Sem abstenções
Efectivamente na CDU/PCP no Seixal, poucas ou nenhumas propostas ou iniciativas “verdes” se vêm, e este é só mais um exemplo.
Vindo a propósito, e porque me parece interessante, não posso deixar de focar um exemplo prático de aplicabilidade de painéis por um entidade em Portugal:
No nosso país, e desde já à algum tempo, a IKEA aplica painéis fotovoltaicos nas suas instalações espalhadas pelo território nacional (para aceder a mais informação click aqui e aqui) e diga-se com resultados assinaláveis!
Sem comentários:
Enviar um comentário